Gostaríamos de compartilhar um feedback da experiência de uma fábrica de papel que implementou um programa de manutenção preventiva para monitorar máquinas rotativas usando tecnologia de ultrassom.
A SDT International ajudou a implementar este programa de monitoramento treinando e orientando as equipes responsáveis pela confiabilidade da manutenção mecânica.
O programa iniciou com o monitoramento de uma frota de cerca de 70 máquinas rotativas e o a previsão é ampliá-la para 100 máquinas no segundo ano de implementação.
Esta fábrica de papel conta com manutenção preventiva há muitos anos, utilizando tecnologias conhecidas e comprovadas para o monitoramento de máquinas rotativas.
Em 2018, decidiram estender esse monitoramento aos equipamentos com velocidades de rotação de até 30 RPM, bem como aos seus redutores de velocidade.
Eles adquiriram um detector de ultrassom tipo SDT270, na versão DU, juntamente com seu software Ultranalysis® (UAS), e a SDT International e o departamento de Confiabilidade da fábrica de papel desenvolveram um programa de treinamento adequado ao programa de monitoramento de máquinas rotativas.
A primeira etapa consistiu em criar o banco de dados com essas 70 máquinas e, em seguida, registrar uma medição inicial do estado mecânico de cada rolamento e de cada engrenagem.
Após uma análise simples no local (audição ultrassônica) e uma análise mais detalhada (medições gerais ou estáticas e medições espectrais ou dinâmicas) usando UAS, os limites de pré-alarme, alarme e perigo foram atribuídos a cada ponto de medição.
Este trabalho em segundo plano, necessário, permite que os técnicos do departamento de confiabilidade encarregados das rotas de medição tenham uma visão rápida da hierarquia de ativos e vejam imediatamente as máquinas que estão com status de alarme.
Este programa de manutenção preventiva tem 3 objetivos:
• Destaque a eficiência das medições de ultrassom em máquinas rotativas.
• Emitir um diagnóstico relevante.
• Ofereça manutenção preventiva com indicadores e alarmes confiáveis.
O desafio foi assumido pela equipe de Confiabilidade desta fábrica de papel. A implementação de um programa de manutenção preventiva para 70 máquinas rotativas teve um resultado benéfico e decisivo.
A SDT International ofereceu uma solução simples e ferramentas de medição adequadas, juntamente com um programa de treinamento certificado LEVEL 1 ASNT. Os usuários adquiriram um domínio abrangente dessa tecnologia, que era nova para eles.
Ao usar a tecnologia de ultrassom para monitorar máquinas rotativas de baixa velocidade, esta fábrica de papel conseguiu evitar várias paradas não programadas e destacar a complementaridade das tecnologias de ultrassom e vibração.
Com base nesta experiência, o departamento de Confiabilidade decidiu iniciar campanhas de lubrificação auxiliada por ultrassom.
Utilizando equipamentos adequados (software e hardware), este programa de lubrificação acústica garantirá uma lubrificação perfeita, indicando:
• A graxa certa;
• O local certo de lubrificação;
• O intervalo de lubrificação correto;
• A quantidade certa de graxa a ser adicionada;
• os indicadores corretos para a condição de lubrificação.
Assim, será assegurada a rastreabilidade total do programa de lubrificação.
A versatilidade do detector de ultrassom SDT270 também permitiu a implementação de:
• Uma política de economia de energia (detecção de vazamentos de ar comprimido, controle de purgadores);
• Controle de sopradores de tubos (detecção de vazamentos em válvulas de vapor);
• Manutenção preventiva de sistemas elétricos de alta tensão (corona, rastreamento, arco).
Gostou dessa história de sucesso?
Quer saber mais sobre a importância da Manutenção Preditiva?
Então continue navegando pelo nosso site: www.rdamasco.com.br ou contate um de nossos especialistas.