Como a IIoT está mudando o monitoramento de condições que conhecemos

Como a IIoT está mudando o monitoramento de condições que conhecemos

Indice

A internet industrial das coisas (IIoT) é um tema sobre uma nova tendência e continuará a ser cada vez mais comentada, é uma extensão voltada para a indústria do futuro, se tornando uma revolução tecnológica.

Seus benefícios no monitoramento de condições se tornam mais aparentes com a prática. A IIoT está projetada para se tornar um produto de valor multibilionário no campo industrial até 2025, e não é difícil entendemos o motivo.

Desde economizar horas extras e evitar manutenções desnecessárias da máquina, até prolongar a vida útil de uma máquina e detectar erros críticos antes que se tornem uma bola de neve.

A implementação da IIoT no monitoramento de condições pode economizar tempo, dinheiro e maquinário.

IIoT no monitoramento de condições

A IIoT pode ser implementada no monitoramento de condições de várias maneiras, incluindo coleta de dados, análise de dados e detecção de componentes críticos da máquina para que possam ser reparados imediatamente.

A cada ano, mais e mais ferramentas entram no mercado que usam software automatizado para detectar níveis de alarme em parâmetros definidos, bem como analisar e diagnosticar problemas.

É importante observar que essas descobertas devem sempre ser confirmadas por um analista de vibração, técnico ou engenheiro experiente.

Ao ter ferramentas monitorando constantemente suas máquinas mais críticas, você pode responder a erros em tempo real, ver padrões que estão surgindo muito mais rapidamente do que se estivesse monitorando manualmente a máquina periodicamente ou mesmo com frequência e fazer melhor uso do tempo do técnico.

Benefícios da IIoT no monitoramento de condições

A implementação da IIoT traz muitos benefícios para o campo de monitoramento de condições.

Ao implementar a IIoT, as fábricas são capazes identificar erros críticos mais cedo e efetuar o reparo imediatamente, evitando maiores danos à máquina. 

A manutenção programada também pode ser eliminada, porque se sua máquina estiver sendo constantemente monitorada, você saberá exatamente quando a manutenção é necessária e não precisará depender de um calendário.

Isso economizará tempo dos técnicos e economizará dinheiro porque recursos como graxa só serão utilizados quando necessário, não quando um calendário ditar.

Para onde vamos a partir daqui?

Primeiro, você precisa entender se a incorporação de IIoT em sua estratégia de monitoramento de condição faz sentido para sua fábrica.

Pergunte a si mesmo se:

– A economia de tempo e financeira fará com que o investimento inicial valha a pena?

– Você tem maquinário crítico que se beneficiaria do monitoramento constante da condição?

-Tempo ou recursos foram usados para realizar manutenção desnecessária em máquinas ou se erros críticos deixados despercebidos por um período, criaram a necessidade de reparos muito mais significativos?

Se você determinou que a incorporação de IIoT em sua estratégia de monitoramento de condição faz sentido, dê uma olhada nas opções disponíveis.

Você também precisará revisar seu maquinário e priorizar com base na importância da máquina, considere seu impacto em sua cadeia de suprimentos, é difícil ou perigoso acessar, parece precisar de reparos frequentes.

Depois de fazer isso, comece  implementar monitoramento de condição constante em sua estratégia de manutenção preditiva. 

Quer saber mais sobre IIoT no monitoramento de condições? Leia nosso blog sobre a indústria 4.0!